Palestra ensina como monetizar conteúdo e apresenta novos modelos de negócios jornalísticos
Novembro 18, 2024
Promovido pela EQI Investimentos, evento é direcionado a comunicadores e será conduzido pelas jornalistas Marina Gazzoni e Olivia Alonso, no dia 27 de novembro
A digitalização e a ampla disponibilidade de conteúdo gratuito na internet trouxeram desafios para monetizar no mercado de comunicação. Pensar em novas abordagens e estratégias para manter a viabilidade econômica é o foco da palestra “Monetização de conteúdo e novos modelos de negócios de Jornalismo”, organizada pela EQI Investimentos e apresentada pelas jornalistas e empreendedoras Marina Gazzoni e Olivia Alonso. O evento é aberto a jornalistas, comunicadores e profissionais dos departamentos comerciais de veículos de comunicação, mas as vagas são limitadas. Será no dia 27 de novembro, às 18h30min, no auditório da EQI, na Praia Brava. Interessados devem entar em contato pelo e-mail [email protected] para confirmar participação.
Marina Gazzoni é uma profissional com vasta experiência em Gestão, Estratégia, Jornalismo e monetização de projetos de conteúdo e Marketing Digital. Atualmente é diretora-executiva dos portais Empiricus (Seu Dinheiro e Money Times). Trabalhou por mais de 15 anos com Jornalismo Econômico em empresas como Globo, Folha de S. Paulo e Estadão. É graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem MBA em Marketing Digital e Mídias Digitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Informação Econômico-Financeira e Mercado de Capitais (Instituto Educacional BM&FBovespa).
Olivia Alonso é atualmente head de conteúdo da EQI Investimentos. Foi CEO e sócia-fundadora da Monett (plataforma de streaming de vídeos que funciona como uma espécie de “Netflix dos investimentos”), da Inversa e do Seu Dinheiro, gerenciando a monetização de conteúdos que superaram R$ 100 milhões em vendas. Foi sócia da Empiricus e do Money Times. É formada em Jornalismo pela Cásper Líbero e tem MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela FIA|BM&FBovespa. Como jornalista, passou pelo Valor Econômico, portal iG, agências de notícias, revistas e sites internacionais.
O evento na EQI começa com a apresentação de Marina, que vai abordar o tema branding publishing, um modelo de negócios no qual marcas são donas de sites de notícias. Ela trará números, desafios, erros e acertos de seus cases, Seu Dinheiro e Money Times, que pertencem à Empiricus Research e ao BTG Pactual. “A ideia é mostrar porque isso é tendência na indústria do jornalismo. Além do Seu Dinheiro e Money Times, esse é o modelo da Exame (BTG), Infomoney (XP), Inteligência Financeira (Itaú), InvestNews (Nubank), Jovem Nerd e Canal Tech (Magazine Luiza) e o próprio caso do site Eu Quero Investir, da EQI, entre outros”, comenta.
Na sequência, Olivia vai mostrar um modelo de negócio que tem como foco desenvolver a habilidade de ouvir os outros para transformar ideias em comunicações interessantes, uma metodologia disseminada nos Estados Unidos pelo grupo The Agora. “Nós ajudamos a construir jornalistas e comunicadores que se conectam melhor com o público, que são autênticos e geram valor, o que facilita na hora de vender seus produtos ou assinaturas, pois já há uma maior relação de confiança”, destaca.
A ideia é receber tanto jornalistas quanto times comerciais de veículos de comunicação para que possam, juntos, pensar em novas possibilidades para aumentar as receitas dos negócios. Para isso, ela vai propor também algumas atividades para melhor compreensão e fixação das técnicas de conteúdo mostradas. “Um dos elementos que vou ensinar é o benefício final, a transformação, que é lembrar que você está sempre vendendo ‘o sonho final’. No caso do jornalismo, você não vai vender o jornal, você vai vender a transformação que aquele conhecimento vai trazer para a vida dos leitores. Será uma ótima oportunidade de os profissionais repensarem sua abordagem e como os produtos são empacotados para a venda. É um exercício interessante e constante que pode ser integrado com a redação e o comercial”, explica a palestrante.
Conexões de valor e conhecimento
Com um espaço amplo e estrutura preparada para receber eventos diversos, a EQI mantém as portas abertas para inciativas que contribuam para o desenvolvimento de habilidades, a troca de experiências e conhecimentos e que fomentem o networking entre profissionais, lideranças e jovens talentos.
Além de iniciativas internas e com a comunidade, empresas parceiras promovem palestras e outros projetos nos auditórios da sede da empresa na Praia Brava, estimulando um ecossistema criativo, empreendedor e inovador. “Este workshop com comunicadores é um exemplo disso, onde vamos proporcionar a troca de experiências com a Olivia e com a Marina, dois nomes que são referências no mercado de comunicação – com foco em conteúdo de Economia, Finanças e Negócios – que faz todo sentido para a EQI também. É uma forma de cultivar o nosso relacionamento com esses profissionais, promovendo encontros de valor e de conhecimento para eles”, comenta o CEO da EQI, Juliano Custódio.
EQI Investimentos
Atuando oficialmente como corretora de valores e em parceria com o BTG Pactual, a EQI Investimentos possui 11 escritórios em todas as regiões do Brasil (Belo Horizonte, Brasília, Chapecó, Cuiabá, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Maceió, Manaus e São Paulo) e uma unidade em Miami. Juntos, esses escritórios gerenciam cerca de R$ 35 bilhões em ativos, representando investimentos de aproximadamente 75 mil clientes de todo o país.
EQI Investimentos
Sede: Praia Brava, Itajaí (SC)
Assessoria de imprensa da EQI Investimentos – Oficina das Palavras