Para turistas, atrativos naturais, culturais, hospitalidade e serviços de lazer estão entre os principais destaques da Costa Verde & Mar (SC)

Para turistas, atrativos naturais, culturais, hospitalidade e serviços de lazer estão entre os principais destaques da Costa Verde & Mar (SC)

Junho 9, 2022 Não Por Redação

 

 

Resultado da Pesquisa de Demanda Turística ainda apontou o que mais atrai os visitantes e as áreas que precisam de melhorias

 

            Saber a opinião do turista é a melhor forma de oferecer qualidade em serviços e atrativos. Por isso, a Costa Verde & Mar (SC) aplica anualmente a Pesquisa de Demanda Turística. Com os resultados divulgados na primeira quinzena de junho, a amostra apresentou as respostas de 4.195 pessoas, em entrevistas realizadas entre janeiro e março de 2022, durante a alta temporada de Verão nas nove cidades da região. Os turistas puderam avaliar cada um dos setores, apontar o que mais os atrai e o que precisa de melhorias. Entre os principais destaques estão os atrativos naturais (95,8% avaliações positivas), culturais (94,4%), a hospitalidade (94,3%), os serviços de lazer (94,7%) e de hospedagem (93,5%). “Na avaliação geral, 97,3% se mostraram satisfeitos com a estada, sendo que 98,3% recomendam para outras pessoas e 96,6% pretendem retornar”, conta a presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Turismo, Noeli Thomé.

            Outros setores também ganharam uma avaliação positiva, atingindo mais de 80% de aprovação, como os serviços de compras (89,2%), segurança (87,6%), alimentação (87,4%), limpeza e conservação (85,4%) e a sinalização (83,3%). Os turistas também analisaram outros aspectos como o serviço de guarda-vidas, que registrou 77,6% de aprovação, o preço e a qualidade dos produtos (75,9%), e os acessos à região, com 74,4% das respostas classificadas como “muito bom/bom”.

A amostra também apresenta setores que, segundo a opinião do turista, precisam de melhorias. O trânsito foi apontado por 19,6% dos entrevistados como “péssimo”, 21,2% “regular” e 58,9% como “muito bom/bom”. Outros pontos que consideram de mais atenção é a necessidade de colocação de mais lixeiras pela região, ampliação no número de chuveiros e banheiros nas praias, aumento no número de vagas de estacionamentos e a busca pela melhoria da rede tratada, evitando assim a saída de água pluvial na orla.

Perfil e motivação

Além da avaliação do turista sobre a Costa Verde & Mar, a Pesquisa de Demanda Turística busca traçar um perfil de quem escolhe a região como o seu destino. Mais de 50% dos entrevistados são do gênero masculino e 49,1% feminino, sendo que a maioria (90,2%), disse estar de férias ou em busca de lazer. Ainda no que diz respeito ao perfil dos visitantes, 63,1% informaram que viajam com a família e/ou crianças. Sobre a ocupação, 29,7% são assalariados, 19,5% autônomos e quase 14% empresários. No quesito renda familiar, a maior parte dos entrevistados (23,6%), informou receber de 4,1 a seis salários mínimos por mês e 21,4% valores entre 6,1 e 10 salários mínimos. No quesito escolaridade, nota-se que 29,7% dos entrevistados têm ensino médio completo e 47,2% possuem ensino superior completo e/ou pós-graduação completa.

Com relação a origem, a maioria é de brasileiros, com 91,8% das respostas. Tradicionais visitantes da região, os argentinos correspondem a 5,5% e os paraguaios a 1,8% dos entrevistados. Sobre os estados, a pesquisa mostrou que o turismo de proximidade segue como tendência, atraindo 30,4% dos catarinenses, 24,3% dos paranaenses, 20,4% dos gaúchos e 8,7% dos paulistas. “Foi algo que surgiu nos últimos dois anos em função da pandemia, pois as pessoas optaram por buscar regiões próximas de suas casas, de fácil deslocamento e acesso”, comenta Noeli.

Os entrevistados ainda responderam sobre as acomodações, sendo que 29,7% escolheram ficar na casa de amigos ou parentes, 28,8% aluguel de casas ou apartamentos, 26,2% optaram por hotéis e pousadas e 13,8% se hospedaram na sua segunda residência. Os que realizaram reservas, mais da metade (57,4%), trataram direto com o proprietário e, entre as plataformas digitais, como Booking, Decolar e similares (11,4%) e AirBnB (11,2%). Com relação aos gastos, o total médio ficou em R$ 645 por dia, por grupo médio de oito pessoas. Já a permanência média foi de 10,4 noites.

Atrativos naturais em destaque

Outro ponto que a pesquisa apresentou é que a grande maioria (92%) se sente motivada a vir para a Costa Verde & Mar aproveitar os atrativos naturais, como as praias, cachoeiras, trilhas e recantos em geral. Os visitantes puderam ainda apontar o que mais gostaram, sendo que 46% destacaram as praias, 24% a tranquilidade local, 12% a limpeza, 8,7% a hospitalidade e 6,2% a natureza. Entre os entrevistados, mais da metade (53%), informou que aproveitou a proximidade entre as cidades para estender a visita para mais de um município que compõe a Costa Verde & Mar.

 

Dados gerais da Pesquisa de Demanda Turística da Costa Verde & Mar – Temporada de Verão 2022:

 

PERFIL DO PÚBLICO

 

Gênero:

Masculino – 50,9%

Feminino – 49,1%

 

Faixa etária:

18 a 25 anos – 8,1%

26 a 30 anos – 9,6%

31 a 40 anos – 27,2%

41 a 50 anos – 25,7%

51 a 65 anos – 23,1%

Mais de 65 anos – 6,3%

 

Escolaridade:

Fundamental incompleto – 4,6%

Fundamental completo – 5,4%

Médio incompleto – 2,6%

Médio completo – 29,7%

Superior incompleto – 9,2%

Superior completo – 26,8%

Pós-graduação incompleta – 1,3%

Pós-graduação completa – 20,4%

 

Ocupação:

Assalariado – 29,7%

Autônomo – 19,5%

Empresário – 13,9%

Aposentado – 12,4%

Funcionário público – 10,6%

Profissional liberal – 5,7%

Do lar – 3,4%

Outros – 4,8%

 

Renda familiar mensal:

Até 2 salários mínimos – 9,9%

De 2,1 a 4 salários mínimos – 18,3%

De 4,1 a 6 salários mínimos – 23,6%

De 6,1 a 10 salários mínimos – 21,4%

De 10,1 a 15 salários mínimos – 12,5%

De 15,1 a 20 salários mínimos – 5,9%

Mais de 20 salários mínimos – 6%

Não respondeu – 2,4%

 

País de origem:

Brasil – 91,8%

Argentina – 5,5%

Paraguai – 1,8%

Outros países – 1%

 

Estado de origem:

Santa Catarina – 30,4%

Paraná – 24,3%

Rio Grande do Sul – 20,4%

São Paulo – 8,7%

Mato Grosso do Sul – 1,9%

Minas Gerais – 1,5%

Outros estados – 4,6%

Outros países – 8,2%

 

ACOMODAÇÃO E VISITA:

 

Tipo de acomodação escolhida:

Casa de amigos ou parentes – 29,7%

Aluguel de casas/apartamentos/residenciais – 28,8%

Hotel/pousada – 26,2%

Casa própria (segunda residência) – 13,8%

Casa de excursão – 0,7%

Camping – 0,6%

Albergue/hostel – 0,2%

 

Como se deu a reserva:

Direto com o proprietário/estabelecimento – 57,4%

Booking/Decolar/similar – 11,4%

AirBnB – 11,2%

Imobiliária – 10,3%

Agência de viagens – 5,5%

Outros – 1,7%

Não sabe informar – 2,5%

 

Já esteve na região antes?

Sim – 75,7%

Não – 24,3%

 

Com quem viaja:

Com família e/ou crianças – 63,1%

Em casal – 20%

Sozinho – 10%

Amigos – 5,2%

Grupo organizado/excursão – 1,7%

 

Meio de transporte utilizado para chegar na região:

Veículo próprio – 79,5%

Ônibus de linha – 8,7%

Avião – 7,5%

Ônibus com grupo de excursão/fretado – 2,2%

Van/utilitário/micro-ônibus – 1,1%

Veículo alugado – 1%

 

Se respondeu avião:

Regular – 95,9%

Charter – 3,5%

Particular – 0,6%

 

Motivação da viagem:

Férias/lazer – 90,2%

Visita a amigos/parentes – 5,6%

Negócios/feiras/eventos – 3,3%

Saúde/cuidados médicos – 0,4%

Em trânsito – 0,2%

Educação/formação – 0,2%

Religião/peregrinação – 0,1%

 

Como conheceu a região:

Dicas de amigos/parentes – 43,7%

Já conhecia – 38,2%

Internet – 14,8%

De passagem – 2,8%

Televisão – 1,2%

Por suas atrações turísticas – 0,7%

No trabalho – 0,5%

Outdoor/folder/revistas – 0,4%

Feiras – 0,4%

Posto/centro de informações – 0,1%

Outros – 1%

 

Visitou outro município?

Sim – 53%

Não – 47%

 

O que motivou a visita ao outro município:

Lazer – 65,2%

Praias – 23,4%

Compras – 7,6%

Visita a amigos/parentes – 6,6%

Gastronomia – 4,6%

Cultura – 2,6%

Negócios – 2,4%

Não sabe – 1,4%

Esportes náuticos – 0,1%

Outros – 0,6%.

 

COSTA VERDE & MAR

Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR

www.facebook.com/CostaVerdeeMar

www.instagram.com/costaverdemar

 

 


Oficina das Palavras