Parlamento Jovem timboense participa de Encontro Estadual e encaminha carta aberta a presidência da ALESC
Novembro 8, 2023
Muito antes do Sol nascer, os vereadores jovens que integram o Parlamento Jovem de Timbó, já estavam no ônibus com destino à Capital do Estado, para um evento muito especial. Eles participaram da 12ª edição do Encontro Estadual de Vereadores Mirins, que aconteceu no dia 31 de outubro, no Centrosul, em Florianópolis. O evento foi liderado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Os jovens foram acompanhados da coordenadora do Parlamento Jovem, Maike Leticia Link Bianchini.
Uma das atrações foi a palestra com o psicólogo e fundador do Grupo de Dependências Tecnológicas da Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, Cristiano Nabuco, uma das maiores referências nacionais, que ministrou a palestra “Como prevenir a dependência tecnológica”. Os jovens também tiveram uma palestra sobre “A importância da participação do jovem na política”, com Manoela de Oliveira Veras. E foi realizada uma mesa-redonda para apresentação de cases de sucessos de algumas Câmaras.
Cerca de mil vereadores e vereadoras das Câmaras Mirins e Parlamentos Jovens, entre idades de 12 a 17 anos, de 57 municípios catarinenses estiveram no Encontro. Todos esses jovens também avalizaram a carta aberta encaminhada para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro De Nadal, no qual solicitou a adoção de políticas públicas que abordem, de forma eficaz, a prevenção da dependência tecnológica entre crianças e jovens do Estado.
A carta foi entregue pela vereadora mirim Maisa Zoz Ludwig, natural de Tunápolis, no Extremo Oeste, ao presidente da ALESC, em meio a muitos aplausos. Maisa foi a voz dos parlamentares jovens no evento.
Também aconteceu o lançamento da “Frente Parlamentar em Apoio aos Vereadores Mirins”, proposta pelo deputado Napoleão Bernardes.
Durante o evento os vereadores jovens de Timbó e Ascurra realizaram uma apresentação que fez todos os vereadores, inclusive deputados, dançarem e se animarem. Os jovens dançaram e ensinaram a coreografia da música alemã “Fliegerlied”, muito conhecida e tocada nas festas tradicionais da nossa região. Assim, a animação tomou conta e contagiou a todos os que estavam presentes.
Atualmente Santa Catarina conta com 97 Câmaras de Vereadores no Estado, que desenvolvem o programa Vereador e Vereadora Mirim e o Parlamento Jovem.
Comunicação CMT