Páscoa: como aproveitar a data sazonal para vender mais
Abril 11, 2022
Época que tem o chocolate como ator principal pode ser um gatilho para oferta de outros produtos e serviços. De acordo com o Sebrae/SC, criatividade é o ponto-chave – desde estratégias de comercialização até formas de driblar as altas nos insumos
A data mais doce do ano traz, em 2022, o toque salgado da alta dos preços dos ovos de Páscoa. Mas, apesar dos valores, o consumidor tende a não deixar a data passar em branco. Segundo uma pesquisa da Fecomércio/SC, feita em sete das principais cidades do estado, o catarinense deve gastar em média R$ 174 em presentes na Páscoa. E apesar da preferência por chocolates (outro estudo, desta vez do Observatório de Negócios do Sebrae, indica que o volume de vendas da Páscoa 2022 já está no mesmo patamar de antes da pandemia), a escolha por outros itens como brinquedos e roupas está no radar do consumidor.
Para Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae Vale, este cenário mostra o quanto a data pode trazer oportunidades aos empreendedores, principalmente na oferta de produtos. “O chocolate, claro, é o carro-chefe e não vai deixar de ocupar o seu espaço. Para os que trabalham com o doce, em especial os artesanais, precisam driblar a alta nos insumos e usar a criatividade ao colocar o produto na vitrine, seja física ou virtual, para atrair o consumidor. Mas há espaço também para quem não atua diretamente com o chocolate. Doces como bolos, pipocas gourmet, amendoins caramelizados e biscoitos decorados, para citarmos a área gastronômica, têm na Páscoa uma excelente oportunidade de comercialização”, relata.
Seguindo uma tendência de mercado do pós-pandemia, a busca por produtos artesanais vem crescendo e nesta época – bem próxima do Dia das Mães, aliás – o terreno é fértil para aqueles que trabalham com este nicho. “O artesanato é um campo bastante amplo e consegue atender as necessidades do consumidor, de maneira especial nessas datas pontuais. O diferencial para qualquer empreendedor que vislumbre lucrar na sazonalidade é saber se reinventar, principalmente nas estratégias de vendas”, destaca Ionita.
O Observatório de Negócios do Sebrae, em um estudo de mercado sobre a Páscoa, elencou alguns itens que podem ajudar o empreendedor a ter destaque neste período. Diversificar os canais de comercialização é um deles: mesmo tendo uma loja física, é importante apresentar o produto também nas redes sociais, com anúncios que potencializem as vendas; estar presente no e-commerce e no m-commerce (comércio eletrônico em aplicativos móveis) gera um alcance maior de público potencial, além de tornar a empresa mais visível.
Outro item levantado pelo estudo é oportunizar formas diferentes do produto chegar ao cliente. Além da tradicional entrega pelo próprio empreendedor ou retirada pelo cliente, as plataformas de delivery surgem como uma boa opção estratégica, pois podem facilitar a logística, ao mesmo tempo que incluem os produtos nos seus canais de vendas – uma vitrine a mais!
Parcerias com influenciadores digitais e comercialização de vouchers que podem ser usados depois da Páscoa também se enquadram como estratégias assertivas para alavancar as vendas, segundo a pesquisa. E o mais relevante: datas sazonais são ótimas para colocar em prática as estratégias financeiras, como priorizar insumos imprescindíveis, evitar gastos desnecessários, negociar prazos com fornecedores e ampliar as formas de pagamento para os clientes. “Direcionar o mix de produtos para os itens que apresentem a maior margem de lucro otimiza os ganhos e reduz tanto o impacto do aumento do preço de alguns insumos como o risco de comprometimentos financeiros da empresa”, aponta Ionita.
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Roberta Koki