Paula Tessarolo encanta público com concerto “Gala Lírica”, em homenagem aos 90 anos de Indaial
Julho 15, 2024
A voz de Paula Tessarolo esquentou a noite fria e chuvosa, do dia 13 de julho, durante o concerto Gala Lírica, na Igreja Luterana Centro de Indaial, em homenagem aos 90 anos da cidade. Acompanhada pelos renomados musicistas: André dos Santos – maestro e pianista e o violinista Daniele Girardello, Paula encantou o público, que ao final da apresentação pediu mais uma canção de despedida e foram agraciados. O concerto teve entrada franca e recursos de acessibilidade.
Nascida em Indaial e única cantora lírica do município, Paula recém-chegada da Itália, onde realizou intercâmbio em canto com os professores Carlo Colombara e Fulvio Massa na Paride Venturi International Academy of Opera, destaca que a música tem poder e é capaz de inspirar, transformar os ambientes e as mentes de quem a sente. Emocionada, Paula disse ser a primeira vez que se apresentou, na cidade que nasceu. “E deixando-se levar pelo espírito musical, comemoramos em grande estilo, o aniversário da cidade.” No repertório, obras de Giacomo Puccini, Mozart, Heitor Villa-Lobos, Carlos Gardel, dentre outros.
Acessibilidade
A apresentação contou com serviço de audiodescrição para deficientes visuais, recurso que consiste na locução de imagens em palavras; tradução em libras das explicações que foram dadas durante o concerto; versão em Braille do programa com a sequência das músicas e um programa com as traduções das músicas interpretadas pela cantora.
Figurino
Inspirado no Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha a estilista Aster Scheidt preparou o vestido de Paula baseada nas cores que adornam as paredes e adereços do salão de baile. “Visitei o castelo em 2015 e 2017, em duas estações diferentes, pois queria muito gravar em minha mente aquelas cores para criar um vestido, mesmo sem ainda saber para quem seria.” conta Aster.
Formada em Canto Lírico na Escola de Música e Belas Artes do Paraná sob orientação da professora Denise Sartori, participou de inúmeros festivais, esteve em tournée em países como Alemanha e recentemente debutou na Itália, no papel de Marcelina em Le nozze di Figaro (Mozart). Como solista, foi convidada por orquestras catarinenses como a Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra Filarmônica Scar e no estado do Paraná cantou junto a Camerata Antiqua de Curitiba. Esteve sob a regência dos maestros Alessandro Sangiorgi, Daniel Bortholossi, Luiz Lenzi, Keith McCuchen e Dr° Diane White Clayton. Paula também atua como maestrina da Associação Musical Camerata Vocale de Blumenau e é professora de canto em seu estúdio na cidade de Indaial.
André dos Santos
O maestro e pianista, André dos Santos começou muito jovem uma intensa atividade como pianista, música de câmara e correpetidor em festivais no Brasil, Áustria e Grécia. Em 2001 foi o único pianista aceito no “Centre de Formation Lyrique” da Opéra National de Paris, onde se aperfeiçoou com grandes artistas como Janine Reiss, Robert Kettelson, Margaret Singer, Frank Maus, Irene Kudela entre outros. Também atuou como pianista em Masterclasses de artistas. Ganhador do prêmio Bösendorfer para coachs de ópera no concurso Hans-Gabor Belvedere em Viena, Áustria, em 2005. Foi convidado para dar aulas em Opera Studios e festivais no Reino Unido, México, Argentina, Chile, EUA, Itália, França e Brasil.
Daniele Girardello
Violinista, natural da região do Veneto, na Itália, Daniele Girardello iniciou seus estudos aos oito anos de idade. Formou-se no curso de Violino do Conservatório “G. Frescobaldi” de Ferrara sob a orientação do Professor Ugo Poggi. Posteriormente, realizou o estudo avançado do repertório violinístico com o concertista Domenico Nordio. Desenvolveu uma intensa atividade musical com diversas orquestras italianas. Com a renomada “Orchestra da Camera di Venezia – L’Offerta Musicale”, participou de festivais e realizou turnês por toda a Europa e também em diversos países da Ásia, África e América (França, Espanha, Malta, Áustria, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Croácia, Suíça, Brasil, Turquia e Tunísia).
A realização do concerto foi viabilizada através do projeto Gala Lírica premiado no edital de chamamento público – Lei Paulo Gustavo, executado com recursos do Governo Federal por meio da Fundação Indaialense de Cultura. A produção ficou por conta de Jane Liesenberg. Acompanhe as novidades pelo @ptessarolo.
Fotos: Marli Jardim
—
Assessoria de Comunicação
Marli Jardim