Pomerode – Artesanato da Rota do Enxaimel ganha força com processo de branding
Setembro 21, 2022
Região reconhecida pela ONU como uma das melhores vilas turísticas do mundo atraiu só em 2021 mais de 100 mil visitantes. Trabalho de fortalecimento do artesanato local, realizado junto ao Sebrae/SC, busca fortalecer a história e cultura de Pomerode, com inovações baseadas em pesquisas e posicionamento de marca
Enquanto cidade mais alemã do Brasil, Pomerode (SC) visa preservar sua história e cultura baseada na vida dos imigrantes germânicos. Na arquitetura, o enxaimel é um dos diferenciais – tanto que a Rota do Enxaimel, localizada no bairro Testo Alto e reconhecida pela ONU como uma das melhores vilas turísticas do mundo, atraiu só em 2021 mais de 100 mil visitantes.
Para consolidar o destino e agregar valor aos itens produzidos pelos moradores, a Associação Rota do Enxaimel, junto com o Sebrae/SC, desenvolveu um projeto de branding para o artesanato. Durante três meses, nove artesãos que vivem na Rota passaram pelo programa, que traz consultoria de marca, reposicionamento de identidade visual e criação de novos produtos. Agora, o objetivo é proporcionar ao turista, além da experiência de vivenciar a Rota, a chance de levar para casa itens com o DNA da cultura presente no local.
“O reposicionamento e o apoio aos artesãos para que possam se fortalecer com base em sua fonte de renda foi fundamental. Hoje eles vêem o quanto os seus produtos agregam para o turismo da Rota do Enxaimel e quão importante é traduzir para os seus produtos a cultura, trazendo qualidade, planejamento e estrutura para o processo criativo”, destaca Gisela Simões, consultora do Sebrae/SC.
A artesã Leila Sabin acredita que o apoio da entidade no processo de melhoria do artesanato local foi fundamental para ela e as colegas. “A gente agradece muito o Sebrae porque mudou muito a nossa percepção de produto. Hoje ele é uma criação do nosso coração. Esse processo de branding foi desafiador, aprendemos muito com o projeto, e a gente pode crescer muito ainda”, destaca.
Todos os finais de semana, os produtos do artesanato da Rota do Enxaimel são expostos no Clube XV de Novembro, no bairro Testo Alto.
Um ano de trabalhos na Rota do Enxaimel
O projeto de branding, desenvolvido junto ao Instituto de Design, Inovação e Tecnologia, bem como o trabalho de fortalecimento da Rota são realizados pela Associação Rota do Enxaimel, Associação Empresarial de Pomerode, o Sebrae/SC e a Viacredi. Até 2019 o local recebia cerca de 10 mil visitantes anuais, volume que aumentou mais de 10 vezes no último ano, após o trabalho de fortalecimento do turismo na região. Atualmente a Rota é considerada patrimônio histórico pelo Iphan, e reúne a maior concentração de casas em enxaimel fora da Europa.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais:
Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
—
Roberta Koki