Portal de gestão de RH da Brandili reduz mais de 220 horas de trabalho em um ano
Maio 13, 2024
Ferramenta de automação Brandispace também diminuiu em mais de 96kg o consumo do papel
A integração de soluções digitais no departamento de Recursos Humanos visa simplificar e agilizar processos dos colaboradores, fomentando um ambiente de trabalho mais eficiente e produtivo. De acordo com uma pesquisa da consultoria McKinsey, até 2030, a Inteligência Artificial (IA) tem potencial para automatizar até 45% das tarefas de RH, destacando a importância de ferramentas como o Brandispace, o portal de gestão de RH e comunicação interna da Brandili, empresa têxtil sediada em Santa Catarina. Em um ano, essa iniciativa reduziu 224 horas de trabalho dos profissionais analistas e especialistas do DHO e de toda liderança da empresa.
Inspirada pela necessidade de aprimorar os processos de gestão do ponto, a Brandili adotou o Brandispace para simplificar tarefas como registro, tratamento de marcação de ponto, controle de horas dos colaboradores e emissão de folha de pagamento. “Com a implementação do portal, eliminamos não apenas a necessidade de enviar esses documentos, mas também as etapas de impressão e arquivamento. Agora, os colaboradores podem gerar seus próprios documentos diretamente pela ferramenta, o que proporciona uma experiência mais eficiente tanto para o setor de DHO quanto para o colaborador”, completa Greice Schreiber, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Brandili.
Para alcançar essa solução, em colaboração com uma empresa especializada, a Brandili desenvolveu uma ferramenta personalizada, demandando mapeamento detalhado de processos, integração e parametrização de sistemas, além de testes em ambiente de homologação e customizações. Paralelamente, foi realizada uma campanha de lançamento do portal Brandispace, incluindo criação de materiais de comunicação e implementação em fases, com testes feitos por equipes piloto e liberação gradual para diferentes áreas da organização.
Economia de 96 kg no consumo de papel
Na Brandili, cada iniciativa, desde a implementação de ferramentas de gestão de resíduos até a otimização da logística para reduzir emissões, é planejada para impulsionar práticas sustentáveis em toda a empresa.
Um exemplo é o Brandispace, que resultou em uma significativa redução de 24% no consumo de papel na área de DHO, equivalente a mais de 96 kg em um ano. Segundo dados da Water Footprint Network, são necessários cerca de 10 litros de água para produzir cada folha de papel A4. Portanto, a redução de 20.557 folhas de papel implica em uma diminuição de aproximadamente 205.570 litros, ou mais de 205 m³ de água utilizados no processo de produção do papel.
Além disso, a redução no uso de papel também contribui para a diminuição do emprego de produtos químicos no processo de produção e branqueamento do papel. “A tecnologia desempenha um papel fundamental na promoção dos princípios do ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). Ao adotar sistemas inteligentes e plataformas digitais avançadas, conseguimos aprimorar nossas operações, reduzindo o consumo de recursos como papel e impressão, e minimizando o desperdício”, conta Leonir Felipe Soliman Filho, gerente de Sustentabilidade da Brandili.
Victória Girotto