Prefeitos do Vale Europeu pedem esclarecimento sobre Ferrovia Leste/Oeste em reunião com Ministério dos Transportes

Prefeitos do Vale Europeu pedem esclarecimento sobre Ferrovia Leste/Oeste em reunião com Ministério dos Transportes

Fevereiro 29, 2024 Não Por Redação

 

 

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (29), prefeitos da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) pediram esclarecimentos aos técnicos da Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários (SNTF) sobre o projeto para a implantação da Ferrovia Leste/Oeste em Santa Catarina. O objetivo é retomar projeto da ferrovia com traçado que passe pelo Vale do Itajaí.

O planejamento estratégico elaborado pela Amve no último ano estabeleceu a ampliação do modal ferroviário na região como uma das prioridades. Assim, a entidade retoma antigas demandas junto aos governos federal e estadual, visando à revisão dos projetos de engenharia do corredor ferroviário catarinense.

Jorge Krüger, presidente da Amve e prefeito de Timbó, reiterou aos técnicos do Ministério dos Transportes a solicitação para que o traçado original da ferrovia seja mantido, conectando o município de Dionísio Cerqueira, no extremo oeste, ao Porto de Itajaí, no litoral catarinense, passando pelo Vale do Itajaí.

“A ferrovia é uma obra estratégica para o estado e para o Vale Europeu, pois, além de melhorar o escoamento da produção do Oeste ao litoral, vai atrair empreendimentos para o Vale Europeu e permitir que a região possa buscar novos investimentos, já que vem sendo muito prejudicada com a demora na obra de duplicação da BR-470”, ressalta o presidente da Amve.

Segundo Henrique Oliveira Mendes, coordenador-geral do Departamento de Obras e Projetos da SNTF, o projeto da Ferrovia Leste/Oeste, como é conhecido inicialmente, está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal. Ele afirmou que a elaboração do projeto da ferrovia está prevista para ser concluída até o final de 2026, permitindo estudos e discussões sobre o traçado, bem como revisões de viabilidade técnica e econômica.

Péricles Tadeu da Cota Bezerra, chefe de gabinete da Secretaria Nacional, explicou ainda que o governo federal deve criar uma política nacional de fomento de transportes de passageiros e de carga. Essa política incluirá projetos de expansão das linhas ferroviárias com conexões leste/oeste e norte/sul, além de estudos para facilitar financiamentos privados e novas concessões de trechos da linha ferroviária nacional.

Para o presidente da Amve, uma obra dessa importância precisa ter viés técnico e não somente uma decisão política. “É fundamental analisar todos os elementos e tomar decisão embasada na viabilidade técnica, econômica, operacional e ambiental. A Amve novamente está engajada nesse pleito e vamos unir forças com outras entidades e lideranças para fomentar o desenvolvimento econômico do Vale Europeu”, concluiu Jorge Krüger.

Participaram ainda da reunião os prefeitos de Blumenau, Mario Hildebrandt; de Doutor Pedrinho, Hartwig Persuhn; e de Pomerode, Ércio Kriek; o diretor executivo da Amve, Cassio Quadros; o secretário executivo da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), Paulo Roberto Tschumi, e demais técnicos do Ministério.


Michele Prada – AMVE