Professores participam de formação sobre a história de Timbó
Abril 18, 2023
Na última quinta-feira, dia 13 de abril, os professores das turmas de 4º anos das Escolas Municipais de Timbó participaram de uma formação sobre a história de Timbó.
A ação foi uma parceria entre a Secretaria de Educação, o Arquivo Público Professor Gelindo Sebastião Buzzi e a Prefeitura de Timbó, através do servidor Djonatha Cristofolini, que conduziu a formação juntamente com a responsável pelo Arquivo, Regiane Zoboli.
“A formação foi voltada para os profissionais desta série pois são as turmas de quartos anos que estudam a história do município. Apresentamos a história de Timbó através de uma Caça a Pérola, um trocadilho com o nome Pérola do Vale”.
Djonatha explica que foram abordados a fundação e emancipação política. “Visitamos o encontro dos dois rios, o local do primeiro prédio da Prefeitura, a antiga casa e venda de Frederico Donner, a Igreja Luterana e terminamos na Prefeitura, mais precisamente, na sacada. Ali, os professores foram apresentados à história de como surgiu o nome Pérola do Vale”.
Em 1969 Timbó completava 100 anos. Como parte das celebrações, o prefeito na época, o saudoso Henry Paul, pediu que fosse elaborado um slogan pra cidade. Entre as pessoas com quem ele falou estava o também saudoso professor Gelindo Sebastião Buzzi, que veio com a ideia: em determinada época do ano, o sol se põe em direção às montanhas de Rodeio e Benedito Novo, a partir da vista da sacada da Prefeitura. Quando o sol descia, ele acabava se encaixando no meio de um vale, e ficava o sol, então, brilhando no meio do vale, que lembrava uma pérola.
Quem apresentou essa história para os professores foram os netos destes dois importantes nomes da nossa história. A neta do ex-prefeito Henry Paul, Ana Beatriz Paul Finco, e o neto do professor Gelindo Sebastião Buzzi, Matheus Buzzi.
Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT
Fotos: Raquel Piske/Ascom PMT