Profissionais da Secretaria de Saúde de Indaial iniciam pesquisa para identificar as condições de saúde bucal da comunidade

Profissionais da Secretaria de Saúde de Indaial iniciam pesquisa para identificar as condições de saúde bucal da comunidade

Junho 29, 2022 Não Por Redação

 

 

A partir desta quarta-feira, dia 29 de junho, os profissionais da secretaria de saúde irão iniciar uma pesquisa com a comunidade sobre as condições da saúde bucal da população. Indaial foi uma das 17 cidades catarinenses escolhidas pelo Ministério da Saúde para realizar este estudo. O levantamento faz parte da 3ª edição do SB Brasil, Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, que vai contemplar ao todo 422 municípios do país. A primeira fase terá início nesta quarta.

O levantamento epidemiológico vai se basear na coleta de dados socioeconômicos, por meio de questionário, e da avaliação da saúde bucal com um exame físico de pessoas (que será feito por uma dentista) de cinco grupos, com idades de 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Na análise, também será verificado agravos bucais como prevalência de cárie dentária, doença periodontal, problemas ortodônticos, além de necessidade e urgência de tratamento odontológico e de próteses dentárias.

Ao todo, cerca de 500 famílias devem ser visitadas em uma região específica do bairro Carijós, área também selecionada pelos organizadores da pesquisa. Na primeira etapa, o agente comunitário passará de porta em porta para convidar a população para a pesquisa e coletar os dados socioeconômicos, por meio de questionário. Destaca-se a importância dos moradores participarem da pesquisa para que os dados coletados sejam relevantes e seja possível conhecermos melhor a saúde bucal da população, podendo melhorar cada vez mais os serviços ofertados.

O levantamento do Ministério da Saúde terá início neste mês em municípios do interior do estado. A pesquisa já está ocorrendo nas capitais dos estados. Em Indaial, os trabalhos terão apoio técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que fará os cálculos e amostras, e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que dará suporte no estado com as capacitações.

A equipe que participará da pesquisa de campo compreende a dentista Soraya Mendes Lazzari, a Técnica de Saúde Bucal Mirela Camila K. de Andrade, o Agente Comunitário de Saúde Cláudio Antônio Bastiani e a Coordenadora do Setor de Odontologia de Indaial Suhéllen Vicenzi Dengo. As dúvidas sobre a pesquisa podem ser tiradas através do telefone 3317-2119 (WhatsApp). A segunda etapa será realizada com a visita da dentista e técnica nas casas selecionadas.


Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial