Prorrogado prazo de inscrição no Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias. Participe!

Prorrogado prazo de inscrição no Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias. Participe!

Agosto 1, 2023 Não Por Redação

 

 

O Prêmio vai escolher iniciativas reconhecidas como boas práticas ou inovadoras nas áreas do Livro, Leitura e Literatura aplicadas em instituições de ensino da rede pública municipal.

 

Foi prorrogado até 31 de agosto o prazo para professores e profissionais que atuam na literatura inscreverem projetos no Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias. A iniciativa, inédita na região, é uma promoção da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) e do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) por meio do Colegiado de Gestores Municipais de Cultura.

O Prêmio vai escolher iniciativas reconhecidas como boas práticas ou inovadoras nas áreas do Livro, Leitura e Literatura aplicadas em instituições de ensino da rede pública municipal, bibliotecas e projetos comunitários nos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Conforme o presidente da Amve e prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, o Prêmio objetiva reconhecer e valorizar ações voltadas para a qualificação, o fomento e a sustentabilidade em projetos de literatura. “Temos em nossos municípios exímios profissionais que colaboram para a qualidade do ensino e para a formação de nossos estudantes. Nada mais justo do que reconhecer o trabalho criativo e de qualidade que vem sendo executado com dedicação no Vale Europeu”.

Serão premiados com tablet, hospedagem de final de semana no Vale Europeu, medalha e certificado o primeiro lugar em cada uma das cinco categorias: Educação Infantil, Séries Iniciais, Séries Finais, Bibliotecas, e Projetos Comunitários. Além disso, as iniciativas vencedoras terão momento de premiação e vão compor um e-book.

O julgamento dos projetos inscritos será feito por uma Comissão Especial de Avaliação e vai considerar critérios técnicos como clareza, viabilidade, capacidade de articulação, impacto cultural e social para a comunidade atendida pelo projeto. Além disso, recebem pontuação projetos que tiverem transversalidade, abrangência e potencial de difusão, sustentabilidade, inovação e acessibilidade.

Presidente do Cimvi e prefeito de Rodeio, Valcir Ferrari, explica que o Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias visa ainda difundir metodologias que possam ser compartilhadas, aumentar o número de usuários nas bibliotecas e compartilhar as iniciativas que ampliam o acesso à informação, à leitura e ao livro aos cidadãos da região.

Todas as condições de participação estão disponíveis no edital do Prêmio. As inscrições são gratuitas, on-line e a documentação pode ser acessada no site www.amve.org.br


Michele Prada – AMVE