Receitas e harmonizações com vinhos para  se deliciar na Páscoa

Receitas e harmonizações com vinhos para se deliciar na Páscoa

Abril 12, 2022 Não Por Redação

 

 

Chef e sommelier dão dicas para deixar a data mais saborosa.

 

Nem só com chocolate se comemora a Páscoa. Por isso, a chef Janaina Rickmann, da Decanter Blumenau, preparou um cardápio completo com receitas que não utilizam carne vermelha, respeitando a tradição cristã. Ele é composto por uma salada quente de peras grelhadas com presunto parma e mel; robalo ao forno com fonduta e cuscuz para o prato principal; e grand gateau, uma torta de chocolate e creme inglês, para a sobremesa.  Além disso, o sommelier de Decanter, Sidney Lucas, selecionou vinhos que harmonizam com cada um dos pratos. Confira as receitas!

Entrada

Que tal iniciar com algo leve? A chef recomenda uma salada quente de peras grelhadas com presunto parma e mel

Salada Quente de Peras Grelhadas com Presunto Parma e Mel

Ingredientes:

01 pera
100g de presunto Parma

01 colher de mel

01 colher de azeite de oliva

Sal e pimenta a gosto

05 folhas de alface americana

05 folhas de rúcula

Modo de preparo:

  1. Fatie a pera em 5 fatias com um dedo de espessura
  2. Enrole em cada fatia, uma fatia de presunto Parma
  3. Regue o mel por cima das fatias de pera com presunto Parma e leve ao forno pré-aquecido 200 graus por 10 minutos
  4. Lave as folhas verdes e tempere com sal, pimenta e azeite de oliva
  5. Sirva as folhas verdes com uma fatia de pera envolto com presunto Parma

Harmonização – Para harmonizar, Sidney recomenda um Eugen Muller Charisma Riesling Trocken Qba. “A influência do basalto é facilmente perceptível pela mineralidade pulsante. Intenso no olfato sugerindo drupas bem maduras (pêssego e damasco) sobre acordes minerais. Belo equilíbrio. Bom corpo resultante das 18 horas de maceração.”

Prato Principal

Para o prato principal um robalo que, além de ser saboroso, ajuda a manter a pele e os cabelos saudáveis.

Robalo ao forno com fonduta e cuscuz

Ingredientes:

200g de filé de robalo

01 laranja madura

Folhas de coentro a gosto

200g de abobrinha

01 cebola branca

120g de manteiga

01 colher de azeite de oliva

02 dentes de alho

Talo de salsinha a gosto

01 alho-poró

01 cenoura

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

  1. Tempere o filé de robalo com sal e pimenta e em uma frigideira grelhe levemente o filé no azeite de oliva, dos dois lados e leve ao forno pré-aquecido 180 graus por 10 minutos.
  2. Em uma panela funda faça um caldo de legumes com a cenoura partida ao meio, o alho-poró em rodelas, um dente de alho esmagado  e os talos da salsinha. Cubra com água, e tempere com sal e pimenta, deixe cozinhar por 25 minutos.
  3. Refogue na manteiga a cebola em cubos e o dente de alho picado, acrescente a abobrinha em cubos e refogue até amolecer.
  4. Acrescente o cuscuz e 4 conchas do caldo de legumes. Tampe a panela e desligue o fogo, deixe abafar por 10 minutos.
  5. Na mesma frigideira que grelhou o peixe  escorra a gordura e dispense. Acrescente toda a manteiga e acenda o fogo.

      6.Quando a manteiga começar a borbulhar acrescente raspas e o suco da laranja, e as folhas de coentro fresco.

  1. Mexa delicadamente em fogo baixo até virar um caldo ralo e desligue.
  2. Em um prato fundo sirva uma colher generosa de cuscuz, o filé de robalo por cima e regue o caldo de laranja e manteiga.

Harmonização – Como acompanhamento, o sommelier da Decanter recomenda o Château Des Gillières Muscadet Sèvre – Et – Maine Sur Lie Vieilles Vignes. “ A bebida possui uma expressão marinha que remete a ostras e iodo, emoldurada por toranja, lima ácida, maçã verde, além de notas de amêndoas e leveduras. A boca exibe mineralidade contundente e frescor transbordante de clima frio, com excelente final de pedras banhadas pelo mar”

Sobremesa

Para fechar com chave de ouro a comemoração entre família e amigos, uma torta de chocolate e creme inglês.

Grand gateau (torta de chocolate e creme inglês)

Ingredientes:

450g de chocolate meio amargo

100g de manteiga

8 ovos

1/2 xícara de açúcar cristal

Modo de preparo:

  1. Derreta o chocolate com a manteiga.
  2. Bata as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçada
  3. Bata as claras em neve com 2 colheres de sopa de açúcar.
  4. Misture o chocolate com o creme de gemas e em seguida misture as claras com um fouet, para não perder o ar. Misture as claras aos poucos.
  5. Unte uma forma de fundo removível e despeje a mistura, leve para assar por 45 minutos em forno pré-aquecido a 120°C.
  6. Deixe esfriar e desenforme. Obs: depois de esfriar o bolo vai murchar um pouco.

 Ingredientes do Creme inglês

01 xícara (chá) de leite

01 xícara (chá) de creme de leite

4 gemas

⅔ de xícara (chá) de açúcar

½ fava de baunilha

Modo de preparo:

  1.  Numa tigela, coloque as gemas, junte ⅓ de xícara (chá) de açúcar e misture bem com o batedor de arame até formar um creme claro.
  2. Numa panela média, misture o leite, o creme de leite e o restante do açúcar. Com a ponta da faca, corte a fava de baunilha ao meio, no sentido do comprimento, raspe e junte as sementes à panela. Reserve a fava de baunilha raspada, você pode armazenar junto com o açúcar dentro de um pote e, assim, ter seu próprio açúcar de baunilha aromatizado.
  3. Leve a panela ao fogo baixo, mexendo de vez em quando para aquecer por igual e não formar nata. Assim que surgirem as primeiras bolhas retire do fogo – não deixe ferver! Aos poucos, de concha em concha, acrescente metade do líquido quente na gemada, mexendo bem com o batedor de arame a cada adição. Atenção: não adicione todo o leite de uma só vez para que as gemas não coagulem – neste processo chamado temperagem evita que as gemas cozinhem no leite e o creme talhe.
  4. Volte a mistura de gemas com leite para a panela e misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo delicadamente com uma espátula até engrossar, por cerca de 5 minutos – para saber se o creme está no ponto, cubra as costas da espátula com creme e passe o dedo indicador formando uma linha: o creme não deve escorrer.
  5. Transfira o creme para uma tigela e cubra com filme em contato com o creme – isso evita a formação de uma película grossa na superfície. Deixe na geladeira por pelo menos 1h30 para ficar bem gelado até a hora de servir.

Harmonização – Assim como o prato, o vinho recomendado por Sidney também é doce. “ Eu recomendo o Medici Ermete Lambrusco Reggiano Rosato Dolce. Este rótulo é doce, mas prazerosamente harmônico.”

Decanter

Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sido alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.


ALINE CAMARGO
Presse Comunicação