Rodeio realiza o lançamento das Festividades do Sesquicentenário da Colonização Italiana

Rodeio realiza o lançamento das Festividades do Sesquicentenário da Colonização Italiana

Novembro 18, 2024 Não Por Redação

 

 

Por: Clarice Graupe Daronco /  Jornal do Médio Val

“Os 150 anos de imigração italiana serão oficialmente comemorados em 2025, mas, com a intenção de preparar o terreno para esse grande ano festivo, a Prefeitura iniciou, em 2022, uma série de atividades relacionadas à cultura italiana”. As informações são de Gabriel Dalmolin, graduado em História (Furb) e pós-graduado em Arquivologia (Faveni).

O profissional foi contratado como assessor para todo o programa dos 150 anos. “Estamos desde 2022 trabalhando nas atividades que foram apresentadas no dia 14 de novembro pela Prefeitura de Rodeio, com o objetivo de celebrar o Ano Festivo do Sesquicentenário da Colonização Italiana em Rodeio”, explica Dalmolin.

Ele detalha que a primeira atividade apresentada foi o projeto de intercâmbio cultural “Lettere di Amicizia”. Nesse projeto, os alunos do 7º ano da Escola Santo Antônio, orientados pela professora Jerusa Lorenzi, trocaram cartas com os alunos do 4º e 5º ano da Scuola Primaria Amabile Girardi de Fornace, na Itália, sob a orientação da “maestra” Chiara Conci. Nas correspondências, os alunos compartilharam experiências sobre suas vidas no Brasil e na Itália, respectivamente.

Além disso, Dalmolin destaca que, pensando em deixar um legado para os 150 anos da imigração italiana, a Prefeitura lançou um edital de concurso para a construção do Monumento do Sesquicentenário da Colonização Italiana. O edital ficará aberto até 25 de abril de 2025, e arquitetos e engenheiros poderão enviar projetos em desenho técnico ou 3D. Esses projetos serão avaliados por uma comissão de parceiros externos. O vencedor terá seu nome eternizado no monumento, que será erguido na praça do bairro Rodeio 50.

A terceira atividade, segundo o assessor, foi o lançamento do Arquivo Histórico de Rodeio Aléssio Berri (AHRAB), que reúne mais de 500 documentos e fotografias. O acervo está fisicamente guardado na Diretoria de Cultura e Turismo (Vila Italiana) e também disponível digitalmente no site: https ://arquivo.rodeio.sc.gov.br . Durante o evento, também foram homenageados os familiares de Aléssio Berri (in memoriam), patrono do Arquivo e importante historiador de Rodeio entre as décadas de 1980 e 2000.

Para encerrar, foi apresentado o livro oficial do sesquicentenário, intitulado “Rodeio: 150 anos de colonização italiana (1875-2025)”, organizado pelo historiador Gabriel Dalmolin em formato de coletânea. “A obra conta com a participação de outros nove autores e apresenta 23 capítulos em 380 páginas. Repleta de imagens que retratam a história da cidade, uma obra foi produzida em versão física e digital (esta última em português e italiano).”

Ao longo do evento, diversas apresentações enriqueceram a noite, como as performances da Banda Municipal de Pomerode, que apresentaram músicas italianas de diferentes gêneros. O Grupo Folclórico Flor do Vale de Ascurra também encantou o público com danças típicas italianas. Durante a abertura de abertura do Arquivo Histórico, a Fanfarra Municipal de Rodeio tocou músicas italianas, interpretadas pelo cantor rodeense Dionísio Bertoldi.

A expectativa é que os projetos desenvolvidos até o momento continuem a ser realizados e que a comunidade rodeense celebre com grande entusiasmo o ano festivo, que culminará no final de 2025.