Secretaria de Educação promove formações continuadas para profissionais da educação infantil

Secretaria de Educação promove formações continuadas para profissionais da educação infantil

Maio 19, 2021 Não Por Redação

 

 

Pensando no aperfeiçoamento constante de seus profissionais, desde semana passada a Secretaria Municipal de Educação de Timbó (Semed), vem promovendo formações continuadas voltadas para educadores e gestores da educação infantil, de forma online através do Google Meet.

Desde 2019, estão sendo realizadas formações que visam construir o documento curricular orientador das experiências de aprendizagem e desenvolvimento das crianças a partir dos referenciais nacionais – Base Nacional Comum Curricular e Currículo Base do Território de Santa Catarina. Em 2020, o Currículo da Educação Infantil foi implementado no município e neste ano ele está sendo trabalhado, também atendendo demandas trazidas devido a pandemia da Covid-19.

O secretário de Educação, Alfroh Postai, ressalta que os trabalhos foram elaborados a partir das diretrizes nacionais e estaduais, atendendo as orientações da OMS e outras previstas pelo Comitê Intersetorial Estadual de SC. “Houve dedicação do grupo de educadores e gestores no estudo e construção dos Plancons, nas estratégias de efetivação deles, de acordo com as especificidades de cada unidade de educação infantil”.

Formações

Direcionada a professores das unidades de educação infantil, na manhã da segunda-feira, dia 10, ocorreu a formação “Programa de Musicalização na Educação Infantil”, com o professor Gian Marco de Oliveira.

Já na terça e quinta-feira foram formações focadas para gestores da educação, com o objetivo de aprimorar as políticas educacionais no município, através de processos de gestão e organização estratégica. No dia 11, a formação com o tema “Projeto Político Pedagógico (PPP): Um percurso de possibilidades – na Educação Infantil”, foi ministrada pelo Prof. Dr. Andrey Felipe Cé Soares.

Nos dias 11 e 13 de maio ocorreu a formação “Educação Infantil: Flexibilização das Matrizes Curriculares/Ensino híbrido e Planejamento”, com o PhD Valdir Nogueira. São duas datas, pois cada dia será um grupo de trabalho diferente. Nesta semana, na quinta-feira, dia 20, mais um grupo irá receber esta formação.

Os principais aspectos trabalhados nas formações foram: a flexibilização do currículo e a organização do planejamento das experiências educativas a partir das aprendizagens focais; estudo dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento infantil com base no mapeamento de eixos orientadores da formação das crianças; correlação entre organização didático-pedagógica e processos avaliativos na Educação Infantil.

“Esta ação mostra avanços quanto ao preparo dos educadores para enfrentamento de situações como a da pandemia de Covid-19”, comenta a Assessora de Ensino da Semed, Denise Klotz.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT com informações da Semed
Imagem: Divulgação Semed