SENAI de Blumenau promove curso voltado para o desenvolvimento do setor metalúrgico da região
Setembro 29, 2021
O curso tem o objetivo de ajudar a fomentar ainda mais um dos setores em maior desenvolvimento atualmente.
O setor de Metalurgia em Santa Catarina, de acordo com o Observatório FIESC, apresentou a maior expansão na produção industrial no mês de dezembro de 2020, quando comparado com igual período do ano anterior.
De acordo com a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM Brasil) o consumo de aço na América Latina cresceu 27,9% nos primeiros quatro meses de 2021 em relação ao mesmo período de 2020. Foram 25,1 milhões de toneladas consumidas, números que aumentam o otimismo do setor.
Com o crescimento do setor, a educação de ensino técnico voltada para esta área também precisou se reinventar. Em parceria com o SIMMMEB (Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau) o SENAI de Blumenau desenvolveu um Curso requerido pelo setor, a fim de melhorar a qualificação dos colaboradores do setor.
O curso aborda conteúdos teóricos e práticos importantes para a operação, como por exemplo, tecnologia de processos de fundição e ensaios metalográficos e químicos em materiais metálicos. De acordo com a gerente executiva do SESI/SENAI Vale do Itajaí, Silvia De Pieri, “esses conhecimentos e competências são muito demandados no momento atual, devido ao aquecimento do mercado. As empresas têm contratado mais pessoas, onde a qualificação profissional tem sido fator determinante para a evolução na entrega e satisfação dos clientes”.
O curso ainda conta com o apoio de várias empresas importantes da região, como: Electro Aço Altona, Fundição Santa Terezinha e Aceria Missner.
Participam das aulas colaboradores da indústria com ensino médio completo ou cursando. A formação tem duração de dois anos. “O treinamento visa desenvolver mão de obra para as indústrias do setor eletrometalmecânico, e a sua realização vai ao encontro da política do SIMMMEB de valorizar e fortalecer a categoria, promovendo a competitividade e inovação”. conta Dieter Claus Pfuetzenreiter Presidente do SIMMMEB.
—
NATHÁLIA HEIDORN
Presse Comunicação