Sessão Solene de Instalação da Procuradoria Especial da Mulher é realizada no Legislativo timboense

Sessão Solene de Instalação da Procuradoria Especial da Mulher é realizada no Legislativo timboense

Março 11, 2022 Não Por Redação

 

 

Combater todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres, com essa frase o Presidente do Legislativo Vereador Ivonir Schrer abriu a Sessão Solene de Instalação Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Timbó.

Conforme a Resolução de Mesa Diretora nº 01/2022, a Procuradora Especial da Mulher, é a Vereadora Gilmara Maria Baddaratz Giotti, sendo o Procurador adjunto o Vereador Edson José Bona.

O maior objetivo é combater todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres. Compete também a esse órgão receber, avaliar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias relativas às ameaças dos interesses e direitos da mulher, assim como, fiscalizar e acompanhar programas governamentais e não governamentais de políticas públicas relativas a interesses e direitos da mulher.

Além dos Vereadores da Casa, estiveram presentes também o chefe do executivo prefeito Jorge Augusto Kruger, a Deputada Estadual e Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Ada de Luca, o Deputado Estadual Maurício Eskudlark, a Vereadora e Procuradora Especial da Mulher do Município de Jaraguá do Sul, Nina Santin Camello, dentre outras autoridades e clubes de serviços do município.

O Presidente Ivonir Schrer ressaltou que a instalação da Procuradoria Especial da Mulher é um momento muito importante para esta Casa e para o Município, “sabemos o quanto é necessária a adoção de mais ações por parte do Poder Público nas políticas de segurança, proteção e prevenção à população e nesse contexto, o engajamento no combate à violência contra as mulheres é sem dúvida, uma das prioridades”, disse ele.

A Vereadora e Procuradora da Mulher Gilmara Maria Baddaratz Giotti, usou a tribuna para fazer os agradecimentos especiais às pessoas e entidades que apoiam o projeto e que também estão empenhadas para que essas mulheres tenham um atendimento humanizado. Ressaltou que nas últimas semanas foi procurada por algumas das mulheres atendidas pela Procuradoria, as quais  relatam o ótimo atendimento recebido na Delegacia do Município. Vale lembrar que a Delegacia de Polícia Civil de Timbó é parceira fundamental deste projeto.

O Vereador Edson Bona e procurador adjunto diz que a iniciativa é importante pois se trata de um canal para recebimento e encaminhamento de denúncias, fiscalização, assim como acompanhamento de programas do Governo Municipal em defesa destas mulheres que sofrem violência.

A Deputada Ada, enfatizou que hoje o estado conta dom 59 Procuradorias da Mulher instaladas, “a criação da procuradoria é qualificar e promover debates nos Parlamentos e todas as Câmaras Municipais recebendo e encaminhando aos órgãos competentes”, salientou a parlamentar.

O Prefeito Jorge Kruger fez menção às mulheres que batalharam para que Timbó se tornasse a cidade que é hoje.

O Deputado Marício Eskudlark falou da importância de ter no município uma delegacia da mulher.

A vereadora e procuradora da mulher do município de Jaraguá Nina Santin Camello, também falou da importância deste trabalho ser integrado com outras instituições.