Startup catarinense que automatiza modelagem na indústria da moda recebe aporte de investimento
Dezembro 9, 2021
Molde.me conta com solução na nuvem que proporciona digitalização de moldes, configuração de margens de segurança e até cálculo de encolhimento de tecidos, trazendo produtividade para a rotina de modelistas e melhor aproveitamento de matéria-prima no setor têxtil. Empresa já está presente em nove países da América Latina e Europa
Em menos de três anos a Molde.me transformou um software online que facilita a rotina de modelistas da indústria têxtil em uma empresa internacional. E o próximo passo da fashiontech, que tem sede em Jaraguá do Sul (SC) e está diretamente ligada ao ecossistema catarinense de inovação, será expandir a atuação no Brasil, América Latina e Europa. Para isso, a empresa acaba de passar por uma segunda rodada com investidores-anjo, que resultou em investimento-ponte para o fortalecimento do negócio.
O valor recebido através de captação liderada pelo investidor Cácio Packer, junto às organizações Anjos do Brasil e RIA não foi divulgado, mas se classifica na etapa Seed. Tyara Nascimento, CEO da Molde.me, diz que o aporte chega para fortalecer o caixa da empresa com vistas na expansão do negócio. “Já temos um produto consolidado e de grande aceitação no mercado de moda, nosso foco é estar presente em mais de 3,4 mil clientes na Europa e América Latina até 2024. O investimento nos ajudará a expandir geograficamente, com a certeza da estruturação necessária para suportar o crescimento”, avalia.
A Molde.me iniciou operação de mercado em 2018 e hoje conta com mais de 300 clientes, entre indústrias têxteis, confecções, modelistas, freelancers e escolas de moda. A plataforma proporciona modelagem digital, planejamento de corte e encaixe automático na nuvem, garantindo maior assertividade no processo produtivo das peças.
Desafio da pandemia e resultado acima do esperado
Ainda em fase de estruturação, Tyara destaca que a incerteza da pandemia foi um grande desafio para o negócio, mas os resultados surpreenderam. Em 2021 a empresa dobrou seu tamanho, faturamento e número de clientes na comparação com o ano anterior. “Isso mostra que a solução é muito aderente e traz um custo-benefício interessante para o mercado, o que nos permitiu uma expansão exponencial rápida”, comenta.
Além do investimento da Anjos do Brasil, a fashiontech também passa por programas de aceleração junto às entidades Inovativa Brasil, Startup SC e Spin. Em 2022, projeta aumentar em cinco vezes o faturamento.
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Bruna Carolina de Souza
Jornalista
Trevo Comunicação