Temporada Gastronômica Costa Esmeralda recebe selo de Origem de Produtos de Santa Catarina
Outubro 20, 2021
A proposta de valorizar os sabores e memórias regionais na 2ª edição da Temporada Gastronômica Costa Esmeralda, concedeu ao festival o Selo de Origem de Produtos de Santa Catarina. A ação idealizada pelo Sebrae/SC tem o objetivo de promover os pequenos negócios e eventos que produzem ou comercializam produtos com diferenciais vinculados aos territórios catarinenses como banana, cachaça, queijo diamante, camarão e consertada.
A proprietária do Tomatino Cantina Italiana de Bombinhas, chef Leila Leyser de Souza, é uma das participantes do festival que utilizou como insumo principal do seu menu o queijo diamante, produzido no município de Major Gercino. “Participamos de um workshop do Sebrae que nos apresentou diversos produtos com denominação de origem de indicação geográfica e outros que estão no processo. Dentre os apresentados, escolhemos o queijo diamante, que tem uma textura bem macia, sabor único e combina com o nosso restaurante”, explica.
A chef incluiu o ingrediente no prato principal como recheio do conchilhone e acompanhado por um frango confitado. “Nosso objetivo era fugir do tradicional e dos frutos do mar, evidenciando a culinária italiana também. A primeira semana de festival trouxe muitos clientes que buscam produtos diferentes e tem sido ótimo. Nós acreditamos que a temporada gastronômica é super importante para união do trade turístico, pois juntos conquistamos melhores resultados”, finaliza a Leila.
O Selo de Origem de Produtos foi concebido através do Programa de Valorização dos Atributos Territoriais Catarinenses, do Sebrae/SC, com o objetivo de desenvolver e promover ações que geram efeito transformador como a produção de insumos catarinenses. O festival poderá utilizar a marca durante todo o evento como primeiro ou segundo item da composição dos pratos.
Segundo o Analista Técnico do Sebrae, Alan Claumann, fazer uso do selo significa valorizar no evento o que é catarinense e único. “O programa tem uma identidade visual que se dá por meio do selo e foi desenvolvido para estruturar a indicação geográfica, e por outro lado, valorizar empresas e eventos que tem no seu DNA a vontade de valorizar o que é de Santa Catarina. Temos ingredientes estaduais e regionais que se tratam de produtos genuinamente catarinenses e encontrados somente aqui. É um movimento de valorização e formação de uma rede que tem como principio promover o que é da nossa terra”, destaca.
A Temporada Gastronômica Costa Esmeralda segue até o dia 31 de outubro com menus exclusivos e preços que variam de R$24,90 a R$59,90. Ao todo são 29 estabelecimentos de Bombinhas, Itapema e Porto Belo que participam do festival. O evento é uma realização do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau com co-realização das prefeituras dos três municípios e Sebrae/SC, e conta com o patrocínio da Sicredi, Grupo Koch e Porto Belo Outlet Premium.
Para ter acesso ao menu exclusivo de cada estabelecimento basta acessar o site: temporadagastronomica.com.br
Roberta Watzko