Tendências de marketing estratégico para 2021
Fevereiro 24, 2021
Por D.J Castro
Especialista em marketing digital e
Sócio-proprietário da Nexia Brading.
O ano de 2020 trouxe mudanças drásticas para o marketing digital, ressignificando a forma como empresas e clientes se relacionam. A pandemia do Covid-19 trouxe uma série de novos cenários para a atuação de empresas nas redes sociais, ampliou o tráfego de pessoas nos canais de relacionamento, forçando empresas e marcas que ainda não haviam implementado a transformação digital, implantá-la.
Por isso, ficar por dentro das tendências e implementá-las em sua própria estratégia de marketing é essencial. Além disso, isso é uma das melhores maneiras de sair ou permanecer à frente de seus concorrentes no mercado. Veja a seguir algumas tendências de marketing estratégico para 2021:
Propósito: apenas as marcas que compreendem profundamente o porquê existem estarão bem posicionadas para navegar esses tempos complexos e de transformação sem precedentes. O propósito de uma marca é uma afirmação clara do motivo fundamental dela existir. É uma declaração de intenção de como ela quer influenciar positivamente as pessoas e transformar a realidade e o mercado. Ele também mostra o motivo da marca existir e que diferença ela quer fazer na vida das pessoas e, em consequência, no mundo. E isso é algo poderoso, que engaja e motiva todos que tem contato com ela.
Agilidade: um mundo cada vez mais digital é um dos motivos mais que suficientes para uma estratégia de marketing ágil capaz de ser adaptada de acordo com as mudanças do mercado.
Experiências humanas: as organizações precisam ter visão de serem uma entidade humana que espelham e suportam os valores das pessoas que elas foram criadas para servir. Hoje, além de comprar, os consumidores buscam criar experiências com a marca, para assim, se tornar um público fiel.
Confiança: para construir confiança nesses tempos turbulentos, as marcas precisam olhar além dos dados demográficos e entender o que as pessoas realmente valorizam.
Participação: hoje é necessário criar estratégias de engajamento para gerar conexão com os consumidores em níveis profundos de emoção e empatia. Não basta apenas vender, é preciso participar e interagir com o seu público.
Fusão: as marcas podem cumprir melhor seu propósito ao criar experiências inovadoras através da fusão de competências entre indústrias.
As marcas que levarem essas tendências em consideração sairão na frente e conseguirão conquistar mais pessoas, construindo relacionamentos que geram mais e melhores negócios. Hoje as empresas representam algo muito maior do que aquilo que vendem, por isso as marcas que comunicam seus propósitos e demonstram comprometimento, têm maior probabilidade de atrair consumidores, influenciado nas decisões de compra e melhorando a sua competitividade no mercado.
Foto: Daniel Zimmermann
—
NATHÁLIA HEIDORN
Presse Comunicação