Timbó ganha catálogo de Produtos Artesanais com identidade cultural
Agosto 30, 2022
Evento de lançamento ocorre neste dia 2 de setembro, quando as artesãs também recebem o certificado de participação no projeto Desenvolvimento para o Artesanato Ouro, uma parceria da prefeitura com o Sebrae/SC através do programa Cidade Empreendedora
Após 10 meses de trabalho, de encontros presenciais e online, de estudos e pesquisas, de trocas coletivas e consultorias individuais, aproximadamente 30 novos produtos foram criados pelas artesãs de Timbó que participaram do Programa Desenvolvimento para o Artesanato Ouro, resultado da parceria entre a prefeitura municipal e o Sebrae/SC no programa Cidade Empreendedora. O catálogo “Mais que Produtos Artesanais, Produtos com identidade Cultural de Timbó” será lançado nesta sexta-feira (02), às 19 horas, em evento restrito a autoridades e convidados no Museu da Música. Na ocasião, haverá a exposição das novas coleções e as artesãs receberão seus certificados de participação no projeto.
Os produtos estão divididos em oito coleções, inspiradas em temas da identidade cultural de Timbó. As fotos do catálogo foram produzidas no Museu do Imigrante, ressaltando a história e cultura do município e trazendo valor e diferencial à criação destas artesãs.
Técnicas tradicionais como pintura Bauer, bordado e artesanato com a palha de milho, muito presentes na história de Timbó e do Vale Europeu, são destaques nesta coleção, assim como temas que representam a vida do colono imigrante, a arquitetura das casas de técnica enxaimel e suas principais representações na cidade, a fauna local, a flora e os cenários atuais e antigos de Timbó aparecem nas obras.
Sob a responsabilidade da Fundação de Cultura e orientadas pelas consultoras do Sebrae/SC, Michele Laforga e Bárbara Wagner, as artesãs de Timbó se beneficiaram de um processo de criação conjunta, que mudou o seu olhar e buscou valorizar a cultura local, adquirindo conhecimento que pode ser replicado em suas futuras criações, na precificação de seus produtos e em um novo posicionamento de mercado com uma oferta diferenciada na região, promovendo o empreendedorismo, o aumento da sua renda e da sua autoestima.
Após o evento de lançamento, as novas obras estarão expostas e abertas à visitação no Museu do Imigrante durante todo o mês de setembro. A comercialização irá ocorrer na Casa do Artesão, no centro de Timbó, e futuramente na loja da Associação Artes no Jardim, que será aberta no Jardim Botânico.
—
ROBERTA KOKI
Comunicação Estratégica
Trevo Comunicação