Timbó – NOVO libera Thelma para compor com PL
Dezembro 22, 2024
Por: Evandro Loes / Jornal do Médio Vale (JMV)
O Diretório Municipal do Partido NOVO de Timbó divulgou, na última sexta-feira, 20, uma Nota Oficial em que descreve a conjuntura política atual e libera seus filiados a tomar posição pessoal em relação ao futuro governo do prefeito Flávio Germano Buzzi (PL). O presidente local do NOVO, João Victor Loes, em conversa com o JMV, disse que a decisão de liberar os filiados e, principalmente, a representante do partido na próxima legislatura, encontrou divergências internas, a favor e contra a aliança, porém, chegou-se ao consenso de que a ideologia do PL tem similaridades com o pensamento do NOVO para a gestão pública, por isso, decidiram pela liberação. A vereadora eleita, Thelma de Souza Lenzi, enviou sua manifestação, atendendo pedido do JMV.
O presidente do NOVO disse que a posição da vereadora Thelma em relação a Câmara de Vereadores deverá ser pautada pelas diretrizes do NOVO. Recentemente, Thelma esteve em um evento nacional do NOVO e conheceu com mais profundidade as diretrizes partidárias. Nos bastidores da política local, já era dado como certa a aliança de Thelma com o PL para composição da maioria na Câmara. Na eleição, o NOVO, que integrou chapa majoritária com o PP, indicando o vice, elegeu uma representante para o Legislativo, somando maioria na coligação (hoje governista), com três vereadores eleitos pelo PP e um no PSDB.
Após as eleições, os cinco vereadores da coligação derrotada na majoritária, mas vencedora no Legislativo, realizou várias reuniões e, de início, começaram as costuras para a formação da Mesa Diretora da Câmara. O bloco ficaria unido, segundo as primeiras entrevistas dos vereadores eleitos. Já o prefeito eleito, Flávio Germano Buzzi, um dia após sua vitória eleitoral, anunciou nas entrevistas aos meios de comunicação, que buscaria uma aliança com o NOVO e PSDB para ter apoio parlamentar. As conversas seguiram nas semanas seguintes e Thelma consultou seus apoiadores diretos, decidindo pela aliança com o PL.
A confirmação da decisão de Thelma em relação ao PL, foi repassada ao JMV pelo ex-deputado estadual e ex-vereador Unírio Nestor Dalpíaz, tio da vereadora eleita e seu conselheiro político. A aliança de Thelma ao PL envolve sua eleição para a presidência da Câmara no segundo ano da próxima legislatura e indicação de cargo de confiança no legislativo.
Manifestação de Thelma
Em contato com o JMV, a vereadora eleita do NOVO, Thelma de Souza Lenzi, admitiu o acordo com o PL na composição da maioria na Câmara, mas reforçou que adotará uma linha de independência nas votações, sempre obedecendo aos princípios partidários. Thelma ressaltou que a aliança tem por objetivo auxiliar a administração nos projetos para o desenvolvimento do município. Leia a íntegra da manifestação:
“Reafirmo meu compromisso com a independência e com os princípios que norteiam nossa atuação política. Nossa prioridade é sempre a defesa de uma gestão pública eficiente, transparente e voltada ao interesse coletivo.
Entendemos que com o fim das eleições, o foco deve ser Timbó. Com esse propósito, após conversas com lideranças a nível estadual e nacional, decidimos integrar a bancada de apoio ao PL para formação de mesa diretora. Entendemos que essa decisão fortalece a implementação de políticas públicas alinhadas aos valores que defendemos. Essa escolha reflete nosso compromisso em colaborar de forma construtiva para que Timbó continue avançando, com responsabilidade fiscal, gestão eficiente e resultados concretos para a população, assim como acontece também em nível estadual e federal.
Seguiremos firmes em nossa missão de unir esforços e construir um futuro de mais oportunidades e progresso para todos”.