UNIASSELVI realiza evento em comemoração ao Orgulho Autista
Maio 30, 2022
A data é celebrada em junho. Ação é feita em parceria com o Instituto AutismoS & ONDA-Autismo
No sábado (4), a UNIASSELVI em parceria com o Instituto AutismoS e a ONDA-Autismo, realiza a primeira edição do Evento Orgulho Autista, a partir das 9h, por meio do canal da Instituição no YouTube. A programação foi preparada para contemplar as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e conta com a participação de pessoas autistas, sendo um palestrante e quatro depoentes.
O principal foco da iniciativa é o reconhecimento do lugar de fala das pessoas autistas e propor a reflexão, assim como a compreensão sobre as especificidades e potencialidades dentro do TEA. A participação é gratuita, aberta ao público e gera certificado aos acadêmicos, que podem utilizar para a comprovação de atividades complementares.
O dia e horário foram escolhidos com o objetivo de possibilitar que um maior número de familiares e amigos de pessoas autistas também possam acompanhar o evento. Além disso, a transmissão marca o início do mês de comemoração do Orgulho Autista, sendo o Dia Mundial do Orgulho Autista, 18 de junho.
Participantes
O palestrante Fábio Cordeiro, é servidor público federal, escritor e Presidente da ONDA-Autismo, e falará sobre o tema Dia do Orgulho Autista: por que uma data como essa? Na sequência, haverá os depoimentos de Gabriella Dias Assunção, médica generalista; Tábata Cristine Barroso, designer gráfica, palestrante e produtora de conteúdo no perfil do Instagram @tabata_meumundoatipico, com mais de 30 mil seguidores; Sophia Mendonça, jornalista e escritora; e João Vitor Ferreira, palestrante, formador voluntário do Instituto Autismos; Conselheiro Municipal da ONDA-Autismo, atleta da Seleção Brasileira de Judô para Todos (campeão mundial na Alemanha), graduando de Fisioterapia na UNIASSELVI, Pós-graduando em Judô Aspectos Metodológicos, Teoria e Prática.
Dias comemorativos
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para conscientizar a população e garantir o respeito às pessoas autistas e, desse modo, diminuir o preconceito ainda existente. Nessa data, a Comunidade do Autismo, em todo o mundo, faz ações e projetos voltados para a reflexão, sensibilização e conscientização do tema.
Já em 18 de junho é comemorado o Dia do Orgulho Autista, por iniciativa da organização americana Aspies for Freedom. Nesta mesma data em 2020, foi instituído também no Brasil, o Dia Nacional do Orgulho Autista. A definição ocorreu por meio de Projeto de Lei, aprovado no Senado, também em 18 de junho daquele ano e tem o princípio de esclarecer à sociedade sobre o TEA.
Parceiros da UNIASSELVI
O Instituto de Apoio Educacional AutismoS foi criado em 2005 e tem como foco promover projetos voltados à formação, à sensibilização e à conscientização do TEA. É formado por voluntárias que buscam derrubar mitos e defender a educação escolar ampla, afetiva e inclusiva para todas as pessoas autistas.
A Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (ONDA-Autismo) é uma entidade de caráter social, que tem como principal objetivo o aprimoramento da qualidade de vida das pessoas autistas. Para isso, defende os direitos previstos na Lei nº 12.764/2012, bem como proporcionar mais segurança e bem-estar às pessoas autistas.
Programação
9h | Abertura com a presença do Reitor da UNIASSELVI, Prof. Hermínio e do presidente da ONDA Autismos, Fábio Cordeiro.
9h15min | Palestra e interação no chat | Dia do Orgulho Autista: por que uma data como essa? | Fábio Cordeiro
9h45min | Depoimento Gabriella Dias Assunção
10h | Depoimento Tábata Cristine Barroso
10h15min | Depoimento Sophia Mendonça
10h30min | Depoimento João Vitor Ferreira
11h | Encerramento
Serviço
O que: Evento Orgulho Autista
Quando: 4/6 às 9h
Onde: UNIASSELVI no Youtube
Valor: gratuito
Por Redação UNIASSELVI
Leia mais notícias
Aluno da UNIASSELVI cria projeto que oferece aulas de música gratuitas
Pós-graduação UNIASSELVI recebe cadastros para conteudistas de disciplinas
—
Carolina Motta