VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS DE RODEIO? Bairro Ipiranga
Março 4, 2024
O município de Rodeio tem diversos bairros que, apesar da colonização da cidade ser majoritariamente italiana, mantém sua própria história e, em alguns casos, o registro da presença de outras etnias.
Serão postadas matérias individuais sobre as localidades do município contando sobre cada um dos bairros que constituem a nossa Bella Città.
O bairro Ipiranga, é bastante conhecido por suas belezas naturais e seu potencial turístico. Como, por exemplo, o “Picol Paradis” idealizado pelo Sr. Paulo Notari e que contempla uma estátua do Cristo com 9 metros de altura (inaugurado em 1997), um “Caminho dos Anjos” cercado por hortênsias e 63 anjos feitos pelo próprio Sr. Notari.
Este bairro contou em seus primórdios com uma grande presença de imigrantes poloneses e russos que chegaram em Rodeio por volta de 1890 e se instalaram nos lotes mais montanhosos e pedregosos. O motivo para tanto se dava pelo fato destes imigrantes terem uma situação financeira menos favorecida do que os imigrantes italianos.
Cabe destacar o conflito recíproco entre os poloneses (e também os de língua italiana) desta localidade com os indígenas da etnia Xokleng.
A padroeira desta localidade é Nossa Senhora de Lurdes, embora exista uma procissão realizada todos os anos em honra à Santa Paulina.
Algumas famílias tradicionais desta localidade são: Furlani, Moretto, Ostrowski, Notari e entre outros.
A matéria foi desenvolvida com auxílio da pesquisa realizada pelo Historiador Rodeense Gabriel Dalmolin.
Prefeitura de Rodeio