VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS DE RODEIO? Bairro Rio Morto
Fevereiro 13, 2024
O município de Rodeio tem diversos bairros que, apesar da colonização da cidade ser majoritariamente italiana, mantém sua própria história e, em alguns casos, o registro da presença de outras etnias.
Serão postadas matérias individuais sobre as localidades do município contando sobre cada um dos bairros que constituem a nossa Bella Città.
Hoje conheceremos a história do Bairro Rio Morto que, em termos de povoação é o mais antigo de Rodeio. A localidade começou a ser povoada em 1865; dez anos antes dos primeiros moradores de língua italiana chegarem ao local, por descendentes de portugueses e ex-escravos fugidos da Guerra do Paraguai.
O bairro recebe esse nome por se tratar de uma área de remanso do Rio Itajaí-Açú que, à época, era bastante propício para a pesca. Rio Morto faz divisa com a cidade de Indaial, com um bairro que também se chama Rio Morto e possui uma grande diversidade étnica.
Residiram na localidade habitantes portugueses, italianos, tiroleses e alemães. Alguns sobrenomes de famílias tradicionais da região são: Franz, Sardagna, Baldo, Tessarollo e outros.
O Padroeiro da Comunidade é São José que em 1870 foi declarado como Patrono Universal da Igreja e em 1899 como Patrono Oficial da Justiça Social. Em sua homenagem foi construída a Capela São José que teve suas obras iniciadas em 1970 (nos moldes atuais).
A matéria foi desenvolvida com auxílio da pesquisa realizada pelo Historiador Rodeense Gabriel Dalmolin.
Ficou curioso para saber mais? Comente sobre qual comunidade deve ser a próxima matéria!