Vinhos que combinam com os sabores juninos
Julho 6, 2020O sommelier da Decanter, Sidney Lucas, sugere rótulos para quem quer curtir os quitutes comuns desta época.
O sabor das tradicionais festas juninas promete acompanhar o inverno do Sul do País ainda nos meses de julho e agosto. Por isso, o sommelier Sidney Lucas, da Decanter, dá dicas para quem quer curtir as deliciosas pamonhas, curau e broa de milho, entre outros quitutes comuns desta época, com um bom vinho.
O especialista sugere apreciar tintos frutados e agradáveis, de produtores da Itália, Espanha e Portugal. Na seleção do sommelier, destaca-se o italiano Accademia Dei Racemi Sum 2016, um frutado maduro, com suculento frescor à boca, que combina muito bem com arrumadinho nordestino, prato típico das festas juninas nordestinas.
Pamonha doce, curau e broa de milho também são opções deliciosas para aproveitar as festas juninas. Para harmonizar com esses sabores juninos, o vinho branco José Maria da Fonseca Alambre Moscatel de Setúbal 2015 é a opção ideial.
Outra sugestão é o espanhol Prado Rey Roble 2014, frutado maduro, com aromas de cereja, amora, baunilha, coco tostado e incenso. “É um vinho equilibrado e encorpado, mas muito fácil de beber e harmoniza com um delicioso cuzcuz salgado, um dos pratos mais comuns nas festas juninas”, comenta Lucas.
A quarta dica do sommelier é o português Fonseca Porto Ruby, com ricos aromas de frutas frescas como groselha e cereja além de notas florais. “É um vinho com doçura e maciez equilibradas e um final longo e complexo, ideal para acopanhar o famoso pé-de-moleque”, comenta Sidney.
Decanter
Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sido alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.
—
Bruna Gabriela Ziekuhr
Presse Comunicação