Vitru Educação lança cultura organizacional com foco na inovação no setor educacional
Julho 8, 2024
A nova jornada une as marcas Uniasselvi e UniCesumar
A Vitru Educação, líder em educação a distância do país, está fortalecendo ainda mais sua cultura organizacional, unindo os valores e comportamentos das marcas UNIASSELVI e UniCesumar. Após um processo de imersão coletivo e colaborativo com nove meses de duração, a companhia anunciou uma cultura que promove a ética, foco no estudante, valorização das pessoas, qualidade acadêmica, sustentabilidade e inovação no setor.
“Na Vitru, a gente acorda toda manhã com o mesmo propósito: viabilizar futuros para que as pessoas possam realizar os seus sonhos por meio do aprender. Mantendo vivos os nossos princípios e com a essência das marcas que nos formaram, chegamos ao “Jeito Vitru” de ser e fazer, com foco no fortalecimento da identidade corporativa e na inovação”, afirma Waleska Cunha, Vice – Presidente de Gente & Cultura.
O ponto de partida para essa integração foi a conversa com os mais de 10 mil colaboradores. Por meio do diálogo, a Vitru conseguiu identificar os diferentes valores e comportamentos para seguir a estruturação de um DNA forte, tendo a área de Gente & Cultura como protagonista na construção e na disseminação desse momento.
“Fizemos um alinhamento e o que encontramos foi uma mínima entropia cultural. As marcas eram mais parecidas do que imaginávamos, então este processo foi um emergir da cultura das marcas (Uniasselvi e Unicesumar), foi um processo lindo”, ressalta Waleska.
Segundo dados da pesquisa global da consultoria PWC, 66% das empresas acreditam que a cultura organizacional é tão importante quanto as estratégias e o modelo operacional da empresa.
“Tudo que estamos fazendo está pautado em nossos valores. O que vamos deixar cada vez mais claro é o tipo de comportamento que valorizamos para que tenhamos líderes conscientes do seu papel e que sejam líderes de si, de time e de resultados. Estamos preparando as pessoas para a Vitru e para o futuro e queremos elevar toda essa performance de forma sustentável”, afirma.
O projeto teve desafios que fazem parte de qualquer processo de mudança. Para alinhar os detalhes, a companhia fez uma construção bem customizada e colaborativa para cada área.
“Reescrevemos o nosso propósito de forma mais contemporânea e que reflete nosso momento. Fizemos um trabalho de quebra de paradigmas, para que as pessoas criassem um ambiente único, colocando seus pontos de vista e pensando no bem estar geral”, explica Cunha.
Para a Vitru, o fortalecimento da cultura organizacional já está promovendo mais transparência, integridade, respeito e engajamento, reforçando mais um passo importante para o sucesso, seja no desenvolvimento de pessoas ou na geração de resultados.
Sobre a Vitru
A Vitru é o grupo líder em EAD no mercado de educação digital no Brasil. Por meio de suas marcas investidas, fornece um ecossistema pedagógico completo com foco na experiência híbrida de EAD, baseada em encontros semanais com tutores dedicados. Tem como missão democratizar o acesso à educação no país por meio de um ecossistema digital.
Stefany Oliveira